Caracteres de controle em shell scripts
Colaboração: Jose Fernando Scheid Mascarenhas
Data de Publicação: 25 de Setembro de 2007
Incluir caracteres de controle no corpo de um shell script, apesar de funcionar, não é uma boa pratica. Podem ocorrer problemas em determinados editores ou mesmo "endoidar" a impressora ao tentarmos imprimir o script.
O mais correto e utilizar a opção -e do comando echo e informar valor octal do caractere ESCAPE da seguinte forma:
echo -e "\033[7m TESTE REVERSO \033[m"
ou se preferir:
ESC="\033" echo -e "${ESC}[7m TESTE REVERSO{ESC}[m"
Porém, se você estiver no polo norte, sentado em frente a um terminal WYSE-60 (o primeiro terminal a gente nunca esquece), ligado à um servidor Linux na porta COM1, à incrível velocidade de 38400 bps, seu script irá falhar.
Para torna-lo portável utilize o comando tput para buscar as características, específicas de cada terminal no banco de dados TERMINFO.
Assim sendo o script ficaria:
VREV=`tput rev` # Reverso VNOR=`tput sgr0` # Normal VPIS=`tput blink` # Sublinhado VBRI=`tput bold` # Escuro FVMO=`tput setab 1` # Fundo vermelho CVMO=`tput setaf 1` # Caracter Vermelho .... .... .... echo "${VREV} REVERSO ${VNOR}" echo "${VPIS} PISCANTE ${VNOR}" echo "${VREV}${VPIS} REV E PISCANTE ${NOR}"
Tanto você quanto os esquimós ficarão felizes para sempre.
I.B.M. oferece software para desafiar a linha Microsoft
Fonte: Notícias Linux
A I.B.M. planeja montar seu mais ambicioso desafio dos últimos anos à dominância da Microsoft em software para computadores pessoais, através do oferecimento de programas gratuitos para processamento de textos, planilhas e apresentações. A companhia está anunciando o software, chamado I.B.M. Lotus Symphony, em um evento em Nova Iorque. Os programas, baseados no OpenOffice.org, foram disponibilizados gratuitamente no site da I.B.M.
Confira os screenshots:
- http://symphony.lotus.com/software/lotus/symphony/product_ss_wpe.jspa
- http://symphony.lotus.com/software/lotus/symphony/product_ss_pe.jspa
- http://symphony.lotus.com/software/lotus/symphony/product_ss_sse.jspa
Baixe: http://symphony.lotus.com/software/lotus/symphony/home.jspa
Mais na fonte:
http://www.nytimes.com/2007/09/18/technology/18blue.html?ei=5090&en=964b86595626bd78&ex=1347768000&adxnnl=1&p artner=rssuserland&emc=rss&adxnnlx=1190176361-0ob1vcuWFVYYc2svJjngdQ
Comente: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1190177392.html#comentarios