O que é o ICOX?
Colaboração: Carlos Nepomuceno
Data de Publicação: 12 de Dezembro de 2006
É um software livre para gerenciar comunidades virtuais, que pretende ajudar os profissionais de informação, comunicação e conhecimento na implantação de projetos. Visa, portanto, a troca de experiências de pessoas, permitindo, assim, o desenvolvimento de uma inteligência coletiva capaz de potencializar as novas ferramentas interativas da sociedade do conhecimento.
Quem pode usá-lo?
Qualquer pessoa física ou jurídica, privada ou pública, desde que baixe gratuitamente o software. Os códigos-fonte estão disponíveis na Internet [http://www.icox.org.br/download/] e podem ser copiados e instalados gratuitamente em qualquer servidor que rode os componentes Apache+MySQL+PHP juntos.
Objetivos do ICOX
- Viabilizar que o Brasil tenha um software livre para gerenciamento de comunidades virtuais gratuito;
- Com ele, a sociedade poderá criar as suas comunidades inteligentes potencializando, assim, ainda mais o uso da rede;
- A potencialização da rede vai agregar pessoas e projetos, gerando novos e atuais arranjos produtivos, em escala regional, nacional e internacional. Esses viabilizarão a curto, médio e longo prazo, o crescimento econômico das cidade, dos estados e do país.
Além disto, tornará possível a reciclagem de profissionais de informação, comunicação e de conhecimento, que poderão praticar em uma ferramenta real.
Características técnicas
Os códigos do sistema foram desenvolvidos na linguagem (PHP: Hypertext Preprocessor) e os dados são armazenados no banco de dados MySQL. O ICOX é multiplataforma, ou seja, roda em qualquer ambiente: Linux, Unix, Windows, Mac FreeBSD. Basta que o sistema operacional rode os componentes Apache+MySQL+PHP juntos.
Módulos do ICOX
- Usuário - dados relevantes do usuário e espaço para que ele se expresse e se posicione na rede.
- Comunidade - dados relevantes da comunidade para que ela se expresse e se posicione na rede.
Premissas do ICOX
- Acessível aos portadores de deficiência;
- Acesso por equipamento móveis.
Patrocínio:
Faperj - Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro
Apoio:
- Infoglobo
- Crie-UFRJ
- Vale do Rio Doce
- TBG