Ocomon - Software para Helpdesk
Colaboração: Flávio Ribeiro
Data de Publicação: 05 de Junho de 2005
Você como responsável do Helpdesk gostaria de ter dados como:
- quantos chamados são abertos por mês?;
- qual o tempo de resposta ?;
- a solução dos problemas está dentro do tempo mínimo esperado (SLA)?
- qual o setor que mais abriu chamados?
- qual o equipamento que mais apresentou problemas no mês?
Gostaria que pudesse fazer tudo isto utilizando software livre em plataforma WEB e com nível de qualidade comparada aos melhores sistemas comerciais?
O Ocomon é um sistema para o gerenciamento de helpdesk com controle de SLAs para ocorrências e módulo de inventário integrado, escrito em PHP e sob o modelo GPL de licenciamento.
Surgiu em Março de 2002 como projeto pessoal do programador Franque Custódio, tendo como características iniciais o cadastro, acompanhamento, controle e consulta de ocorrências de suporte e tendo como primeiro usuário o Centro Universitário La Salle (UNILASALLE) que adotou a ferramenta e desde então tem realizado sua manutenção interna através do seu setor de Helpdesk, buscando atender a questões de ordem prática, operacional e gerencial do dia-a-dia de uma área de suporte.
Hoje o Ocomon já conta com mais de 27.000(vinte e sete mil) chamados de todos os níveis de suporte, registrados e armazenados em sua base de conhecimento dentro do Unilasalle.
Depois de anos, baseada fortemente em software livre, a área de TI do Unilasalle se sente extremamente gratificada de poder contribuir com a comunidade liberando a versão 1.0 do sistema totalmente remodelado.
Muitos que já utilizavam o OCOMON e querem fazer o upgrade, devem verificar atentamente a *mudança drástica* que ocorreu no sistema pois todas as alterações desenvolvidas pela área de TI do Unilasalle estão sendo disponibilizadas nesta versão.
Mais detalhes e funcionalidades podem ser verificados no site do projeto no sourceforge: http://ocomonphp.sourceforge.net